Altura: Mais de 200m
Idade: 300 milhões de anos
Os penhascos de Moher, com mais de 20m de altura, defendem 8km da costa do condado de Clare contra a força do oceano Aatlântico.
Os penhascos são intimidantes, erguidos verticalmente do mar, mas não invencíveis.
A base de calcário foi depositada há 300 milhões de anos,sob águas neríticas, onde se acumulam as camadas de arenito. Os sedimentos foram moldados por deslocamento de terra, mas o vento, a chuva e o mar estão desgastando as rochas, que de vez em quando caem no mar. O oceano se choca constantemente contra a base. Quem se debruça na beira do penhasco, acessível por uma trila no cume, tende a ficar ensopado pela água salgada que é soprada para o alto por fortes ventos do oeste.
Assim como muitos aspectos geológicos da Irlanda, os penhascos estão envoltos em lendas.
Dizem que a velha bruxa mal foi transformada em pedra na extremidade sul e agora repousa como uma sentinela em frente ao mar.
Conta-se também que um tropel de cavalos selvagens saltou sobre a extremidade norte, conhecida como Aill na Searrach, que significa "Penhasco dos potros".
Não há cavalos hoje, mas aves marinhas empoleiram-se na face do penhasco e cabras bravias habitam suas estreitas saliências.
Abraço!
E.
Nenhum comentário:
Postar um comentário