15 de fevereiro de 2012

1º Mochilão e um sentimento indescritível


"Dizer que voltei diferente é POUCO"

Enquanto o meu intercâmbio para a Irlanda não sai do planejamento... afinal parece que cada dia fica mais enrolado culpa do (trabalho + família X vontade de  colocar o pé no mundo) , não desisti de ir afinal já tenho curso e um pouco e "suado" euro no VTM.
Andei sumido do blog por um tempo, mas retornei, vou dar um novo rumo para este canal, decidi não foca-lo apenas na Irlanda (Será, ou melhor é o objetivo principal compartilhar o intercâmbio) mas quero abrir a possibilidade de escrever sobre viagens, mochilão, dica diversas de turismo.

E o que melhor pra começar essa nova fase do que uma experiência própria?
Vou compartilhar numa sequencia de 2 ou 3 posts o meu primeiro mochilão.

O roteiro inicial era: Curitiba (BR) - Foz do Iguaçu (BR) - Cidad del Este (PY) - Puerto Iguaçu (ARG) - Posadas (ARG) - Buenos Aires - Montevideu (URU) - Curitiba (BR)

Em tempos de crise (leia-se pouca grana) o negocio e viajar para luares baratos...
Já de inicio digo, meu mochilão não saiu metade como o planejado, já tive perrengues de cara, mas é a vida quem não está a merce deles? Mas valeu cada centavo gasto! Digamos que foi um mochilão de aprendizados!

Comprei uma passagem com destino a Foz do Iguaçu, apesar de morar em Curitiba, relativamente perto,  ainda não conhecia as Cataratas do Iguaçu... Que lugar incrível.
Mas eu não queria fazer uma viagem convencional, queria faze-la no melhor estilo mochileiro. 

O que me incentivou a mochilar pela primeira vez? Foi o livro que comprei da Verônica Farias MEU PÉ QUE ME LEVA PELO MUNDO recomendo muito se você é um mochileiro de primeira viagem.
Assisti a alguns vídeos dela no youtube falando sobre mochilão e adorei as dicas, resolvi adquirir o livro além de barato contem dicas que você pode usar em qualquer lugar do mundo... 

Mapa Turístico de Foz do Iguaçu - PR
Embarquei com destino a Foz no dia 28/1 após algumas horas de viagem regadas a muita dor de cabeça e sem conseguir dormir durante a viagem cheguei a Foz do Iguaçu.
Primeira coisa que fiz foi localizar o Posto de Informação Turística, muito bem atendido, recolhi alguns folders de passeios, mapa da cidade e fui a caça de um albergue para deixar minha bagagem. Tinha 2 endereço já previamente anotados Hostel Paudimar e Hostel Super Nova...
Localizei no mapa os dois e andei... andei... andei... andei... enfim andei muito pra localiza-los (sim eu me perdi) Enfim cheguei no Hostel Paudimar, adivinha? LOTADO (1º lição: faça uma reserva previa, mesmo que seja apenas para o dia da sua chegada).
Marco das 3 Fronteiras Brasil, Argentina e Paraguai.
Simbolo de igualdade e complementaridade entre os países.
Construído em 1903
Fui atrás do Hostel Super Nova, que por sorte ficava a alumas quadras apenas, chegando lá fiquei feliz havia cama disponível, staff muito simpática! Mas o check-in era só as 13, resolvi procurar um mercado e tomar café da manhã afinal estava morrendo de fome, achei um mercado a 3 quadras do hostel e resolvi deixar minha mochila no locker do mercado e fui dar uma volta pela cidade ate dar a hora do check-in no hostel. 
Tirei várias fotos, visitei uma feirinha que estava acontecendo no meio da rua, visitei o marco das 3 fronteiras, perto das 13 horas resolvi voltar pegar as minhas coisas que estavam no locker do mercado e fui direto para o Hostel fazer o check-in.


Fotos do Hostel Super Nova:
Quando cheguei no hostel e falei que precisava de uma cama ... Quase tive um "treco" pois a menina me informou que não tinha mais cama disponível (2º lição: eu poderia ter feito a reserva quando estive no hostel de manhã... 3º lição: Alguns hostels permitem que o mochileiro deixe sua bagagem no locker do albergue ate a hora do chek-in sem custo adicional... a regra também vale para deixar sua bagagem algumas horinhas a mais no hostel após o check-out). 


A staff do hostel pediu um minuto e verificou as reservas, por sorte havia 1 única cama disponível. Eu fico com essa, disse eu, sem dar tempo pra ela terminar a frase.


Apesar do hostel estar lotado de mochileiros não tive nenhum problema (conversei com 1 francesa que estavam viajando pelas maravilhas da natureza (fiquei com inveja), 2 brasileiras de Porto Alegre, 1 britânico que já morou em 12 países incluindo o Brasil, 1 Japonês, nascido na Austrália que mora em Paris e está percorrendo a América Latina de bicicleta, mas tinham também estado-unidenses e várias outras pessoas a maioria estrangeiros que vi mas não tive a oportunidade de conversar. (3º lição: Anotar e-mail, telefone 
qualquer coisa que possa contatar a pessoa que você conhecer na viagem futuramente, para enviar aquela foto que tiraram juntos, ou pra mandar um e-mail dizendo: "oi, lembro de você e sou grato por te-lo conhecido naquela viagem")


Um calor infernal fazia em Foz, detalhe conversando com locais disseram que aquela temperatura é normal na cidade. Nunca bebi tanta água em um espaço de tempo tão curto.









Enfim decidi conhecer o Paraguai, mais especificamente a famosa Cidad del Este, Fui atrás de um ônibus que me levasse ao "paraíso da muamba".

Enquanto esperava o ônibus (se é que aquilo é um ônibus porque olhe é feia a coisa, tive mede de pegar tétano).
No ponto de ônibus conheci a Claudia uma senhora de uns 40 anos de idade que falava mais que a minha mãe a minha avó juntas (e olhe que minha vó fala pra caramba)... Mas ela me deu uma dica muito boa, gastar R$ 1,00 a mais na passagem de ônibus e parar do lado Paraguaio da Ponte da Amizade (Ponte que separa o Brasil e o Paraguai) há muitos assaltantes na ponte, é mais seguro descer do outro lado.



Ela queria saber tudo, de onde eu era, pra onde eu seguiria viagem depois de Foz, quantos anos eu tinha se era casado, onde trabalhava... enfim ela fez um interrogatório digno de um guarda da imigração londrina.
Quando contei que aquele era o meu primeiro mochilão e seguiria viagem por mais algumas cidades na Argentina e Uruguai, foi incrível ver os olhos de admiração dela e os votos de boa viagem que me fizera quando me despedi... Foi uma sensação gostosa!


Mas voltando ao PARAÍSO DA MUAMBA, Não quero generalizando, mas o pouco que vi de Cidad del Este é feio, eu particularmente não voltaria.

Lojas de 4, 5 andares, produtos 
tecnológicos, roupas, brinquedos, calçados, muita coisa inútil também (pra mim ao menos). Mas não pude deixar de comprar muamba, afinal estava no Paragay... Minha mãe faria a festa lá...

Prédios Hi-tech ao lado de barraquinhas de pau-a-pique... Constastes incompreensíveis para um terreno tão pequeno. (Comecei a dar mais valor a minha cidade digna de ser comparado a uma europeia)






Tive a "sorte" de visitar Cidad del Este em um domingo, ou seja poucos viajantes fazendo compras e a maioria das lojas estavam fechadas.
Mas confesso que foi incrível entrar na MONALISA com seus 5 andares e vislumbrar seu acervo com milhares de produtos de marcas importadas, muitos que eu nem sabia da existência.


É inevitável andar pela rua e não ser abordado por algum local querendo te vender algo (CUIDADO não compre nada "na rua"). Prefira comprar em lojas.


Voltei naquela tarde exausto pro hostel e no caminho comecei a perceber o sentido do meu mochilão, não era apenas visitar Buenos Aires ou Montevideo, como era a intenção inicial, mas comecei a dar valro na minha vida que tenho aqui... Afinal como diz Pablo Neruda “Porque o mundo é grande demais pra se nascer e morrer no mesmo lugar”.


Já deixei esse post muito extenso, vou dar continuidade no próximo... Destino? Posadas na Argentina.


Abraço E.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
UPDATE: A 2º parte do mochilão já está publicada, basta clicar no link abaixo

1º Mochilão (2º parte)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Um comentário:

  1. Puxa vida! Como é q eu ainda não comentei seu blog, menino!!! Daqui a pouco vou postar no meu blog sua viagem! Que felicidade por vc!!!!
    Seguindo adiante sempre, hein!
    Abraços e q nos conheçamos pronto!

    ResponderExcluir