12 de novembro de 2011

O Fabuloso ano sabático







Por que há pessoas que acham tão espetacular ficarem 12 meses viajando pelo mundo? 
O que as torna tão especiais?








     Conheci um casal na Tailândia há alguns anos atrás. Ambos eram bonitos, tatuados, fortes, cabeludos, com dentição perfeita e uma mochila nas costas que devia estar lá desde 1997. 

     Ela era brasileira; ele, americano. Eu com minha maquininha e meu bloquinho de notas, eles totalmente à vontade, olhando tudo aquilo como se tivessem chegado com franceses, no século 18. Eu ia embora no dia seguinte. Eles não tinham pressa. Por quê? Porque tinham tirado um ano sabático para dar a volta ao mundo.
     Há uma gravidade enorme nessa expressão. Pessoas que "tiram um ano para dar a volta ao mundo" são melhores que eu, que sou obrigado a trabalhar e viajo bastante, mas tenho de voltar uma hora né? O fato de gastarem bom dinheiro isso não as impede de ficar em albergues de terceira categoria e de reclamar de um cachorro-quente na rua está caro. Tudo pela experiência de "tirar um ano para dar a volta ao mundo".

     Essa experiência varia. Em cada lugar nossos aventureiros verão coisas diferentes. Nenhuma delas, no entanto, será banal. Todas têm um quê de iluminação espiritual. As historias deles sempre serão melhores que as suas. E eles têm de contá-las. Se você conhece alguém que tirou um ano etc., jamais lhe ê seu e-mail. Você receberá mensagens diárias sobre como tudo naquele local é diferente, como aquelas pessoas são mais generosas, como nosso estilo de vida é ultrapassado e doentio, como os turistas estão destruindo o planeta (ah, sim, porque eles não são turistas).

     Eles também criarão blogs para descrever o que encontraram.
     Na volta, vão olhar o cardápio do Pirajá e perguntar se tem a cerveja Psoransjdkiazuismwitz, que tomaram na República Tcheca ou na Letônia - eles não se lembram porque, na noite em que beberam essa coisa, os locais estavam numa festa típica e secreta que só acontece no solstício de verão.
     Nenhuma pessoa que "tira um ano para dar a volta ao mundo” o faz para descansar ou para não fazer nada. É muito pouco. Especialmente para as que vão fazer trabalho voluntário em países pobres. Seu olhar é grave. Elas entendem a fome; você, não - inda que tenham dormido em camas quentinhas e comido todos os ias (regateando com o vendedor de cachorro-quente).
     E elas vão escrever um livro sobre tudo que já saiu no blog e foi dito nos e-mails. Isso não é o pior. 
     O pior é que você terá de comprá-lo.

(J. Pinto Fernandes)

2 comentários:

  1. Olá Evando blz??q tal fazermos uma parceria, eu coloco eu blog no meu site e vc faz o mesmo??o q achas???valeu...meu site é www.omapadointercambio.com.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!hahaha

    Espero não encontrar pessoas assim! Ou me tornar uma..o que é pior ainda, né!??

    ResponderExcluir