23 de outubro de 2011

A Volta ao mundo em livros - Part II

Como prometido vou dar sequencia "A Volta ao mundo em livros".
Recebi um e-mail perguntando sobre a continuidade da matéria sobre "Irlanda, maravilhas naturais" prometo que assim que possível continuo a sequencia de posts.
Clique aqui para ver: A volta ao mundo em livros - Part I



“Isto Era Veneza, a bela suspeita e aduladora – esta cidade metade lenda, metade armadilha para turistas, em cujo ar insalubre a arte uma vez floresceu voluptuosa, onde compositores foram inspirados por melodias de sonífero erotismo”


PARIS

04 - O FLÂNEUR: UM PASSEIO PELOS PARADOXOS DE PARIS - Edmund White
A palavra flâneur, usada para designar quem caminha sem pressa por uma cidade, parece ter sido inventada para Paris. Não há, pois, melhor cidade para praticar o ato de flanar que a Cidade Luz, de preferência usando como guia O FLÂNEUR. UM PASSEIO PELOS PARADOXOS DE PARIS (Companhia das Letras), do norte-americano Edmund White, que lá morou por 15 anos

05 – PARIS NUNCA ACABA – Betty Milan
Charmoso e elegante como deve ser um livro obre a cidade luz, PARIS NUNCA ACABA (Record) REUNE CRONICAS ESCRITAS PELA BRASILEIRA Betty Millan, moradora e profunda conhecedora da capital francesa. Para ler e fazer as malas

06 – PARIS É UMA FESTA – Ernest Hemingway
Ernest retrata o anos desvairados em que viveu a cidade durante a década de 2, quando conviveu com figuras do calibre de James Joyce, Gertrude Stein e Ezra Pound.


PROVENCE

07 – UM ANO NA PROVENCE – Peter Mayle
Em UM ANO NA PROVENCE (Rocco), misto de livro de viagens, reportagem e romance, o inglês Peter Mayle narra o momento em que resolveu trocar Londres pelo sul da França. Inclui detalhes hilariantes eu envolveram desde a reforma de uma casa do século 18 ate o episodio de um açougueiro que recusa vender-lhe carne sem ensinar como prepará-la, servi-la e como acompanhá-la. Mayle tem outras obras deliciosas passadas na região como TOUJOURS PROVENCE e HOTEL PASTIS.




VENEZA

“Isto Era Veneza, a bela suspeita e aduladora – esta cidade metade lenda, metade armadilha para turistas, em cujo ar insalubre a arte uma vez floresceu voluptuosa, onde compositores foram inspirados por melodias de sonífero erotismo”



08 – MORTE EM VENEZA – Thomas Mann

Você pode já ate ter visto o belíssimo filme de Luchino Visconti. Mas se a cidade dos canais está no seu roteiro, tente também o livro: MORTE EM VENEZA, (Nova Fronteira), é um do pontos alto na obra do alemão Thomas Mann. Ao narrar o deslumbramento de um escritor cinqüentão pela beleza apolínea de um menino polonês Mann recupera a atmosfera apaixonante de um verão em Veneza.





BARCELONA

09 – A ROSA DE ALEXANDRIA – Manuel Vázquez Montalbán
 Detetive mais famoso de Barcelona chama-se Pepe Carvalho, estrela de uma dúzia de romances policiais. Comece por A ROSA DE ALEXANDRIA (Companhia das letras), em que o refinado ex-agente da CIA e da KGB perambula pelas ramblas em busca do assassino de uma mulher chamada Encarnación. Como o autor, Pepe e também um invertebrado gourmet. Entre uma investigação e outra, desfia saborosas receitas da cozinha catalã.

10 - LUTANDO NA ESPANHA - George Orwell
Inclui homenagem a Catalunha, Relembrando os dias em que lutou na Guerra Civil Espanhola








No próximo post: Roma, Côte d'Azur, Berlim, Andaluzia.
xoxo

Nenhum comentário:

Postar um comentário