14 de abril de 2011

Find Your Way


Eis que hoje 14/04 chego em casa e resolvo parar na portaria do meu condomínio perguntar se tinha alguma correspondência (eu nunca faço isso)... O porteiro super simpático responde: "Oi Evandro, sim tem correspondência um minuto".
Ele apareceu com um pacote marrom revestido com plástico transparente, fiquei apreensivo e pensei "não comprei nada! será que estão me enviando drogas pelo correio?"

Primeira coisa que eu olhei pra quem era o tal pacote: 
Mr. Oliveira Evandro (meu endereço completo) então leio "Brazil" com Z no endereço  *-*
Olhei para o selo era da Irlanda meu coração foi a mil

Abri o pacote e me deparei com o guia: 


“Find Your Way: A Guide to Key Services in Dublin City Centre”  
em português "Encontre-se: Um Guia para Serviços Importantes no Centro de Dublin”


Então lembrei que a algumas semanas estava navegando no site http://www.dublin.ie e havia encontrado o guia no site e solicitado um exemplar.

O guia contem  muita informação para quem está chegando em Dublin.
Ele aborda 11 assuntos



1) Comunidade (Centros comunitários, lugares de apoio à juventude, apoio à mulher, idosos, etc)
2) Educação (Indica escolas públicas e particulares, faculdades)
3) Emprego (Direitos no emprego)
4) Finanças (Tudo ligado aos impostos…)
5) Saúde (Clínicas, Serviços de aconselhamento, Dentistas, Hospitais, Maternidades…)
6) Residência (Direitos dos inquilinos…)
7) Diversos (cidadão, imigração, Bibliotecas…)
9) Questões legais e criminais (Direitos humanos, questões legais, polícia, centros de apoio à vítimas…)
10) Religião e espiritualidade (Lugares para prática da religião – de todas as religiões)
11) Transporte (Transporte público e outros serviços…)


E ainda de brinde para os mais perdidos (como eu) o guia ainda acompanha um mapa de Dublin com todos os lugares que o guia comentou em suas 124 paginas (vide foto que estou com cara de cansado afinal trabalhei o dia todo né meu povo.





Gostou? Quer um "Find Your Way" para você?
Faça o download aqui
Mas se você é como eu e ainda prefere livros e revistas impressas...
Faça a sua solicitação por telefone ou e-mail: (em inglês)

Dublin City Centre Citizens Information Service
Tel: (01) 809 0633
E-mail: dublincitycentre@citinfo.ie

Espero que tenham gostado da dica
#1Bjs

12 de abril de 2011

Riverdance

Hi friend, how r u?

Andei sumido né... Estou um tanto quanto ocupado (mentira) apenas sem ideias para um post novo :$ 

Mas prometo não ser tão ausente e atualizar mais vezes durante a semana o blog.
Selecionei um vídeo e algumas fotos para vocês... post de hoje é curtinho.




        RIVERDANCE 







É um 
espetáculo de sapateado irlandês muito conhecido no mundo, rápidos movimentos de pernas dos dançarinos e imobilidade da cintura para cima. (Nada mais que o nosso conhecido sapateado)

Mais informações visite: www.riverdance.com










#1bjs pra quem é legal e visita o blog... Comenta ai né =P

3 de abril de 2011

Irlanda? Já se perguntou sobre este país?


                                                  Oi, pra quem esta lendo o blog (se é que tem alguém lendo)

Já peço desculpas pela extensão deste post.
Ate pouco tempo conhecia muito pouco sobre as terras Celtas. Vou contar algumas 
curiosidades interessantes que descobri nos 
                                                     últimos meses.
Sobre a Irlanda

Primeiramente veja os vídeos e "conheça" um pouco a Irlanda. Acho esses dois vídeos fantástico para quem não faz ideia do país fascinante que a Irlanda é.

Esse principalmente é lindo. 


  
Terra de celtas, duendes, castelos e lendas.

A Irlanda é a terceira maior ilha da Europa aproximadamente 84.421km². 
Também conhecida como “Ilha Esmeralda”, país possui paisagens nos mais variados tons de verde(daí o apelido) também por causa das chuvas (chove aprox. mais de 200 dias por ano).
Formada de um mix de diversas culturas e povos que habitaram a ilha ao longo de sua historia.
                                 Dados:

População: 4,5 milhões (aprox.)
Capital: Dublin
Idioma: Inglês e Gaélico
Moeda: Euro
Temperatura média: 2ºC à 9º (inverno) 11ºC à 18ºC (verão)
5º posição no IDH mundial


Motoristas dirigem pelo lado direito do veiculo (Fato no primeiro táxi que pegar na cidade, vou querer embarcar pelo lado “errado”). Julho/Agosto quando chegar lá vamos saber se cometi essa gafe, daí conto pra vocês.

Alguns Irlandeses famosos: Westlife <3 ,Oscar Wilde, Pierce Brosnan, Enya, Damien Rice, U2, Colin Farrell, The Cranberries, The Corrs, Samuel Beckett, James Joyce ...

Não existem cobras na Irlanda. Boatos que Saint Patrick, expulsou todas as cobras da ilha.
Todo dia 17 de março toda a Irlanda fica em festa no Saint Patrick's Day.

Sabe aquelas sacolinhas de plástico que você "ganha" quando vai ao supermercado? Na Irlanda o governo proíbe a distribuição. É comum também encontrar caixas self-service, o próprio cliente passa a compra, paga, recebe troco e pega a nota fiscal. Tudo sozinho. (Nada contra, mas já TENTOU imaginar algo parecido no Brasil? Eu pelo menos não consigo imaginar)

Assim como na bela Curitiba-PR (leia-se pequena Londres) É proibido fumar no interior das baladas. Confesso que adorei quando soube disso, afinal ninguém merece sair de pubs fedendo cigarro.

Aos cinéfilos selecionei alguns filmes que foram gravados na Irlanda. Existem inúmeros filmes, mas estes são os que mais gosto.

- Quer casar comigo
PS I love YOU
- Once


É isso, existe muita coisa que gostaria de contar sobre a Irlanda, porém esse post ficaria muito extenso. Amanhã conto mais um pouco sobre a cultura da Irlanda (tem alguns vídeos bem legais que vou postar)


#1bjs

2 de abril de 2011

Why the Emerald Island?

Todas as vezes que pensava em fazer intercâmbio USA vinha aos meus pensamentos... Sempre tive certo fascínio pelo país, talvez seja culpa do tão falado "Americam dream".
Ok admito que não é um país em que escolheria para viver por muito tempo, afinal como disse Mary Schmich - "Live in New York City once, but leave before it makes you hard"
Quem sabe daqui alguns anos em uma primavera qualquer eu resolva passar um tempo lá.

Mas voltando ao assunto:
Cogitei inúmeras possibilidades: USA, Canadá, Inglaterra, Austrália, Nova Zelândia, África (sim! Você leu AFRICA). Fiz inúmeros orçamentos, mandei zilhões de e-mails...

Opções:

1º USA – A forma mais fácil de entrar no país é fazer o programa de trabalho nas férias “work and travel”... Mas poooutz férias de fim de ano estão loonge ainda, (e o meu projeto “GET OUT” é a curtíssimo prazo quero embarcar o quanto antes possível). Outra opção e ir para apenas estudar... Mas os valores não agradaram muito o meu gosto (bolso): Opção descartada.
2º Canadá - Acho o país incrivelmente lindo, mas os valores não estavam dentro do que pretendia gastar. Sim, nos primeiros orçamentos que recebi... Fui logo desistindo.
3º Inglaterra – A terra da rainha sempre me fascinou muito... Mas as várias regras de imigração para estudante no país me desanimaram. (Se você dispõe de uma BOOOOA quantia disponível na sua linda conta bancaria para se manter no país durante o seu intercambio, invista e vá).
4º Nova Zelândia – O preço é aceitável em torno de 15 mil reais. Mas pensei: Meu o que eu vou fazer na Nova Zelândia? O quanto o pais me interessa? Conheço pessoas ( @Valter_Biscaia ) que sei que fariam de tudo pra ir para lá... Mas eu? É desisti porque o país não me interessava tanto.
5º África – É barato, mas... Preciso comentar? –Não né haha

E ai José, vou para onde?
Entrei em desespero e quase fechei um programa de “Work and Travel” nos EUA através da Experimento Intercâmbio (Por sinal, indico e muito a empresa. PS: Se você estiver em Curitiba-PR, fale com a Juliana queridíssima ela).
Então lembrei de um país logo ali.. pertinho da terra da rainha... a tal da Irlanda... Conhecia pessoas que já tinham ido para lá... Tinha boas referencias... Fui atrás de preços, a final nada sai de graça!

No primeiro orçamento que recebi... PIMBA! Estava dentro do que eu poderia gastar.  (ok também não é baratinha a brincadeira de ir para Irlanda, conseguiria comprar um carro popular com o valor total que vou gastar).

Foi ai que decidi: 
IRELAND HERE I GO!

- Semi-barato
- Visto de estudante facilitado
- Regras de imigração aceitáveis

E o principal fácil acesso a diversos outros paises da Europa.


É isso, amanhã falo mais sobre o projeto “Get out”.

#1Bjs

Hello all,

"Gênesis 1. No princípio criou Deus os céus e a terra..." 

   O ÍNICIO - Sempre tive aquele desejo de morar de fato em outro país, não apenas colocar uma mochila nas costas e cruzar um pais qualquer.
   Já alimentava esta idéia a alguns anos, porém nunca de fato me empenhei para torná-la realidade.
   
   Acredito que existe uma fase na vida em que você para e pensa: em função do que eu estou vivendo? Uma fase em que você olha e percebe quantas oportunidades incríveis já perdeu, quantas coisas legais deixou de viver por qualquer motivo que seja...  

Então esse momento chegou na minha! 

   Tudo culpa do @GusFrost (por sinal muito obrigado *-* ) de tanto ele me encher o saco fiz minha inscrição no Salão do Estudante que aconteceria aqui em Curitiba no dia 24/02, enfim esse dia chegou e ambos fomos até a feira, diversos stands para os mais variados gostos... entre os stands me dei conta de quantas vezes já havia planejado um intercâmbio e desistido. 
   Inúmeras eram razões que me atrapalhavam, faculdade, trabalho, família e o principal a grana... Afinal dinheiro AINDA não nasce em árvore.

      Em breve comento sobre; Como decidi ir/ Plano de viagem/ Onde vou estudar / O que vou estudar, etc... essas coisinhas.

   Enfim; o objetivo deste blog (ok fazer um blog é "meio" ultrapassado), mas o objetivo e registrar e dividir esse momento da minha vida com amigos, desconhecidos que futuramente estarão indo pra Irlanda... E também "não menos importantes" aqueles curiosos que ficam de olho no que estamos fazendo só pra sair falando depois ¬¬ .

#1bjs